Reparação de pavimentos com mistura betuminosa - Rua Widoczna - Varsóvia, Polónia
Antes de 2006, a rua Widoczna na populosa cidade de Varsóvia, Polónia, era repetidamente repavimentada com novas camadas de mistura betuminosa sobre os blocos hexagonais existentes.
Nesta página
- Tópico
- Reparação de pavimentos com mistura betuminosa
- Obra
- Rua Widoczna
- Cidade
- Varsóvia
- Estado
- Mazóvia
- País
- Poland
- Data
Sistema
S&P Case Study - Download - NEEDS WORK
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Descrições do projeto
Situação
A Administração Rodoviária Municipal (ZDM) de Varsóvia estava à procura de uma solução mais duradoura devido à necessidade constante de repavimentar a rua Widoczna devido a fissuras e deformações excessivas na camada de desgaste. Antes de 2006, a estrada estava a ser reparada aproximadamente a cada 3 anos, o que levou não só a custos de manutenção elevados, mas também a perturbações do tráfego e a uma utilização desnecessária de recursos.
No entanto, qualquer solução que fosse proposta, a intervenção tinha que ser efetuada durante um fim-de-semana e respeitar os parâmetros de tempo de encerramento das estradas. Assim, as reparações rodoviárias só podiam começar na sexta-feira à noite, e a reabertura ao tráfego teria que ser na segunda-feira de manhã.
Solução
A S&P recomendou a utilização do S&P Carbophalt® G combinado com uma camada superficial de SMA de alta resistência sobre toda a superfície. A Administração Rodoviária Municipal (ZDM) de Varsóvia aceitou a recomendação e "assumiu o risco" de aplicar uma nova solução para resolver os problemas recorrentes na estrada.
Em Novembro de 2006, a superfície da estrada danificada foi fresada a uma profundidade de 4 cm, deixando aproximadamente 1 cm da camada de mistura betuminosa antiga, sobre os blocos hexagonais existentes. A grelha S&P Carbophalt® G foi instalada sobre a camada de mistura betuminosa, antes de ser coberta com uma camada de desgaste de 4 cm de SMA.
Acompanhamento de projectos
Como o objectivo do projecto era aumentar a durabilidade da estrada, a S&P continuou a acompanhar o estado da estrada durante os anos seguintes - sempre com bons resultados em todas as campanhas. Mesmo 10 anos mais tarde, em 2016, o estado da estrada continuava a ser excelente, o que significava que a grelha de reforço de pavimentos da S&P tinha definitivamente servido o seu propósito e aumentado significativamente a vida útil da estrada, bem como a protecção da nova camada de desgaste contra a propagação de fissuras a partir da base, especialmente se considerarmos os ciclos anteriores de repavimentação de 3 anos.
O aumento da durabilidade da estrada não foi surpreendente tendo em conta a solução fornecida. As grelhas de reforço de pavimentos da S&P servem para distribuir a carga do tráfego e as forças de corte que ocorrem na estrutura do pavimento, devido à grande capacidade de absorção das fibras de carbono. Isto acaba por ajudar a evitar a formação de micro-fissuras, que quando formadas levam frequentemente a danos mais severos e tornam-se mais visíveis à superfície. Neste caso particular, as propriedades das fibras de carbono, S&P Carbophalt® G, ajudaram a aumentar a rigidez da estrutura do pavimento.
Material
S&P Carbophalt® G
S&P Carbophalt® G consiste em cordões de carbono e fibra de vidro que são 100% impregnados com betume. A grelha flexível e adaptável permite a colocação em curvas, bem como a adaptação das malhas aos agregados ou à sua estrutura superficial. O agregado granular das novas camadas betuminosas pode penetrar nas malhas da grelha permitindo uma excelente aderência na interface entre camadas. Isto assegura que as fibras estão ligadas de forma óptima e podem absorver eficazmente as forças de tracção geradoras das fissuras. Isto impede eficazmente a reflexão de fissuras do pavimento existente para as novas camadas de mistura betuminosa e os consequentes danos resultantes. O reforço também aumenta a rigidez geral do sistema e evita assim futuras fissuras de tração.