Reparação de pavimentos com mistura betuminosa - Rua Widoczna - Varsóvia, Polónia

Prevenção de fissuras

Reparação de pavimentos com mistura betuminosa - Rua Widoczna - Varsóvia, Polónia

Antes de 2006, a rua Widoczna na populosa cidade de Varsóvia, Polónia, era repetidamente repavimentada com novas camadas de mistura betuminosa sobre os blocos hexagonais existentes.

Tópico 
Reparação de pavimentos com mistura betuminosa
Obra 
Rua Widoczna
Cidade 
Varsóvia
Estado 
Mazóvia
País 
Polónia
Data 
2006

Situação

A Administração Rodoviária Municipal (ZDM) de Varsóvia estava à procura de uma solução mais duradoura devido à necessidade constante de repavimentar a rua Widoczna devido a fissuras e deformações excessivas na camada de desgaste. Antes de 2006, a estrada estava a ser reparada aproximadamente a cada 3 anos, o que levou não só a custos de manutenção elevados, mas também a perturbações do tráfego e a uma utilização desnecessária de recursos.

No entanto, qualquer solução que fosse proposta, a intervenção tinha que ser efetuada durante um fim-de-semana e respeitar os parâmetros de tempo de encerramento das estradas. Assim, as reparações rodoviárias só podiam começar na sexta-feira à noite, e a reabertura ao tráfego teria que ser na segunda-feira de manhã.

Solução

A S&P recomendou a utilização do S&P Carbophalt® G combinado com uma camada superficial de SMA de alta resistência sobre toda a superfície. A Administração Rodoviária Municipal (ZDM) de Varsóvia aceitou a recomendação e "assumiu o risco" de aplicar uma nova solução para resolver os problemas recorrentes na estrada. 

Em Novembro de 2006, a superfície da estrada danificada foi fresada a uma profundidade de 4 cm, deixando aproximadamente 1 cm da camada de mistura betuminosa antiga, sobre os blocos hexagonais existentes. A grelha S&P Carbophalt® G foi instalada sobre a camada de mistura betuminosa, antes de ser coberta com uma camada de desgaste de 4 cm de SMA.

Acompanhamento de projectos

Como o objectivo do projecto era aumentar a durabilidade da estrada, a S&P continuou a acompanhar o estado da estrada durante os anos seguintes - sempre com bons resultados em todas as campanhas. Mesmo 10 anos mais tarde, em 2016, o estado da estrada continuava a ser excelente, o que significava que a grelha de reforço de pavimentos da S&P tinha definitivamente servido o seu propósito e aumentado significativamente a vida útil da estrada, bem como a protecção da nova camada de desgaste contra a propagação de fissuras a partir da base, especialmente se considerarmos os ciclos anteriores de repavimentação de 3 anos.

O aumento da durabilidade da estrada não foi surpreendente tendo em conta a solução fornecida. As grelhas de reforço de pavimentos da S&P servem para distribuir a carga do tráfego e as forças de corte que ocorrem na estrutura do pavimento, devido à grande capacidade de absorção das fibras de carbono. Isto acaba por ajudar a evitar a formação de micro-fissuras, que quando formadas levam frequentemente a danos mais severos e tornam-se mais visíveis à superfície. Neste caso particular, as propriedades das fibras de carbono, S&P Carbophalt® G, ajudaram a aumentar a rigidez da estrutura do pavimento.

Material

S&P Carbophalt® G

S&P Carbophalt® G consiste em cordões de carbono e fibra de vidro que são 100% impregnados com betume. A grelha flexível e adaptável permite a colocação em curvas, bem como a adaptação das malhas aos agregados ou à sua estrutura superficial. O agregado granular das novas camadas betuminosas pode penetrar nas malhas da grelha permitindo uma excelente aderência na interface entre camadas. Isto assegura que as fibras estão ligadas de forma óptima e podem absorver eficazmente as forças de tracção geradoras das fissuras. Isto impede eficazmente a reflexão de fissuras do pavimento existente para as novas camadas de mistura betuminosa e os consequentes danos resultantes. O reforço também aumenta a rigidez geral do sistema e evita assim futuras fissuras de tração.

Galeria de imagens

  • Outubro de 2006 - Danos visíveis na camada de desgaste, onde mesmo o padrão dos blocos de pavimento hexagonais subjacentes pode ser visto

  • Outubro de 2006 - Danos visíveis na camada de desgaste, onde mesmo o padrão dos blocos de pavimento hexagonais subjacentes pode ser visto

  • Outubro de 2006 - Danos visíveis na camada de desgaste, onde mesmo o padrão dos blocos de pavimento hexagonais subjacentes pode ser visto

  • Novembro de 2006 - S&P Carbophalt® G instalado sobre camada delgada existente

  • Julho de 2007 - A estrada permaneceu em óptimas condições

  • Fevereiro 2016 - Quase 10 anos depois e ainda sem sinais de danos na camada de desgaste

  • Comparação da estrada ao longo dos anos

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