Branch Indicator

  • Você está aqui: S&P Portugal

Idiomas

Reforço de Pavimentos

  • Auto-estradas

Reforço de Pavimentos

Reforço de pavimentos com grelhas pré-revestidas de betume oxidado

As grelhas pré-revestidas de betume, S&P Carbophalt® e S&P Glasphalt®, aumentam a capacidade de carga e de serviço em pavimentos flexíveis e semirrígidos com misturas betuminosas.

  • Grelhas em fibra de carbono pré-revestidas de betume (S&P Carbophalt® G/GV)
  • Grelhas em fibra de vidro pré-revestidas de betume (S&P Glasphalt® G/GV)
  • Equipamento / Produtos complementares
  • Assistência técnica
  • Previne a reflexão de fissuras e evita a fadiga precoce do pavimento
  • Contribui para o aumento da capacidade estrutural do pavimento
  • Diminuição do tempo e custos de manutenção
  • Excelente aderência entre camadas
  • Totalmente reciclável

Descrição

DURABILIDADE E DIMINUIÇÃO DE CUSTOS NA REABILITAÇÃO DE PAVIMENTOS

A reabilitação de pavimentos efetuada através de técnicas tradicionais, tem vindo a ser posta em causa, por se verificar frequentemente que após pouco tempo de utilização ocorre degradação prematura sob variadas formas: como a fissuração extensa, a fadiga precoce, as deformações plásticas permanentes e o destacamento de estratos superficiais. É cada vez mais urgente recorrer a sistemas que possam responder às solicitações dos pavimentos, de forma a aumentar a sua capacidade estrutural, recuperando as suas características funcionais e aumentando o seu ciclo de vida.

A introdução de grelhas de reforço nos pavimentos permite uma reabilitação mais eficaz, mais económica e em menor tempo, quando comparada com soluções de reabilitação tradicionais. A solução com grelhas pode ser especificada para qualquer tipo de utilização: estradas urbanas, auto-estradas, pavimentos aeroportuários, etc.. Independentemente da eficácia apresentada por esta técnica de reforço, é necessário garantir a ligação entre as camadas contíguas à grelha. Em pavimentos multi-camada, a ligação entre camadas constitui um dos aspectos essenciais no seu desempenho, refletindo a capacidade que estes têm de funcionar como um todo. Uma aderência ineficiente contribui para uma redução da durabilidade e por conseguinte reduz o ciclo de vida dos pavimentos em cerca de 75% em relação ao que seria expectável para o mesmo pavimento com as camadas ligadas. O que se traduz numa redução de 7 ou 8 anos da vida útil de um pavimento betuminoso (Sutanto, 2009) e (Roffe e Chaignon 2002, citado em Vaitkus et al., 2012).

Estas técnicas de reabilitação, desenvolvidas pela S&P, são testadas regularmente através de ensaios efetuados em campo e em laboratório, e na prática através da sua utilização em milhões de metros quadrados de pavimento já aplicados em toda a Europa e no Brasil.

 

O REFORÇO DE PAVIMENTOS E O MEIO AMBIENTE

Vários testes em campo demonstraram que pavimentos reforçados com grelhas S&P permitem a fresagem tradicional do pavimento. Ficou também comprovado que o material resultante da fresagem das misturas betuminosas com resíduos de grelha não altera de forma negativa as propriedades da nova mistura.

 

ENSAIOS DE DESEMPENHO

As grelhas pré-revestidas de betume S&P são da mais alta qualidade. São testadas com frequência por diversos laboratórios europeus e são as únicas grelhas comercializadas em Portugal que foram sujeitas a ensaios exaustivos de forma a obter-se os pareceres do LNEC, emitidos nos respetivos Documentos de Aplicação (DA), DA82 e DA83.

Consulte a nossa brochura ou entre em contato connosco para obter informações adicionais.

Aplicações

Serviço

Contacto

Está aqui

    Contacto

    S&P

    SIMPSON Strong-Tie