Reabilitação de estradas com blocos - Rua Grabiszynska - Wroclaw, Polónia
A rua Grabiszynska é uma das principais vias de entrada e saída da cidade sudoeste de Wroclaw, na Polónia. Com o elevado tráfego diário e com as condições severas de variabilidade, com invernos frios e verões quentes, a estrada fica exposta a uma variedade de factores que podem facilmente causar danos à superfície da estrada. Antes da alteração da rede rodoviária da Cidade, esta estava exposta a grandes volumes de tráfego. Uma parte significativa do tráfego intenso passava na Rua Grabiszynska, devido ao facto de ser uma das principais vias de entrada e saída da Cidade.
Nesta página
- Tópico
- Reabilitação de estradas com blocos
- Obra
- Rua Grabiszynska
- Cidade
- Wroclaw
- Estado
- Silésia
- País
- Poland
- Data
Sistema
S&P Case Study - Download - NEEDS WORK
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Descrições do projeto
Situação
Em 2003, a Câmara Municipal decidiu refazer a estrada que era constituída por blocos históricos de pavimentação de 9 x 11 cm. A colocação de uma camada de mistura betuminosa sobre o topo dos blocos de pavimentação conduz a muitos benefícios para o utilizador da estrada, incluindo uma condução mais confortável, bem como um aumento da segurança rodoviária.
Contudo, a colocação de misturas betuminosas sobre blocos de pavimentação pode conduzir rapidamente a problemas de fissuras na camada betuminosa, devido a possíveis movimentos diferenciais e problemas de descolagem, entre a camada de mistura betuminosa e os blocos e entre estes e a própria fundação. Para além desse desafio, a duração dos trabalhos era particularmente crítica, devido ao elevado tráfego diário, bem como à linha de eléctrico que a atravessa. Os encerramentos de estradas tinham de ser limitados e as perturbações tinham de ser mantidas a um nível mínimo.
Solução
Devido às restrições de cota existentes (drenagem, infra-estrutura rodoviária técnica, etc.), o plano era cobrir os blocos de pavimentação apenas com uma camada de mistura betuminosa de SMA de alta resistência com 2,5 cm de espessura. Foi feita uma preparação da superfície, onde apenas cerca de 50% da superfície foi preenchida com uma camada de nivelamento. Isto deveu-se ao facto de certas zonas da estrada terem sido severamente danificadas durante as inundações de 1997, enquanto que noutras zonas os blocos de pavimentação permaneceram em bom estado. Como camada de desgaste, foi instalada uma camada fina semelhante à SMA, de apenas 2,5 cm. A solução foi considerada um "risco", devido à espessura reduzida da camada de desgaste, e a empresa construtora apenas ofereceu uma garantia de 6 meses de vida útil da estrada, após a intervenção.
Por recomendação da S&P, o proprietário da estrada decidiu reforçar as zonas de travagem e paragem em frente aos semáforos com S&P Carbophalt® G. As grelhas de reforço de pavimentos S&P, foram instaladas nestes locais específicos, a fim de contrariar as forças de corte e cargas pontuais introduzidas na camada fina de asfalto, nas zonas de travagem e aceleração. As fibras de carbono de alta resistência S&P Carbophalt® G são particularmente adequadas para este fim, uma vez que são capazes de absorver forças consideráveis mesmo para extensões mais baixas (>1,5%) e através da elevada aderência à mistura betuminosa adjacente.
Acompanhamento de projectos
Nos anos seguintes, a S&P continuou a monitorizar o estado da estrada. O foco aqui era, não só nas áreas onde a S&P Carbophalt® G tinha sido instalada, mas também nas áreas onde não havia nenhuma grelha de reforço S&P presente. Durante o acompanhamento do projecto ficou claro que as áreas com reforço de grelhas S&P tiveram um desempenho admirável e a estrada permaneceu em bom estado, no entanto, as áreas onde não havia grelha de reforço rapidamente sofreram fissuras e danos excessivos.
As imagens abaixo ilustram e suportam o desempenho da grelha de reforço S&P em comparação com os troços de estrada onde não havia grelha. As superfícies reforçadas com as grelhas de reforço S&P atingiram uma vida útil que excedeu pelo menos três vezes a das superfícies não reforçadas, mesmo com o aumento das cargas e exigências nas áreas de intersecção. Oito anos após a construção, em 2011, foram detetados os primeiros danos nas áreas reforçadas com grelhas S&P. Se compararmos com os seis meses de vida útil previstos pelo empreiteiro para as superfícies não reforçadas, concluímos claramente que a grelha S&P Carbophalt G contribuiu significativamente para o aumento de vida útil do pavimento.
Material
S&P Carbophalt® G
S&P Carbophalt® G consiste em cordões de carbono e fibra de vidro que são 100% impregnados com betume. A grelha flexível e de nós móveis permite a sua aplicação em curvas, adaptando-se à superfície existente tendo em conta as características muito peculiares da malha. A abertura da malha foi estudada para potenciar a ligação dos agregados da nova camada de mistura betuminosa com a superfície existente. Isto assegura que as fibras estão ligadas de forma ótima e podem absorver eficazmente as forças de tracção geradoras nas fissuras. Isto impede eficazmente a reflexão de fissuras do pavimento existente nas novas camadas de mistura betuminosa e os consequentes danos resultantes. O reforço também aumenta a rigidez geral do sistema e evita assim futuras fissuras de tração.