Idiomas

Sistema de reforço FRP

  • FRP reinforcement - Financial Center Dubai
  • FRP reinforcement - West Gate Bridge, Melbourne

Sistema de reforço FRP

Reforço estrutural com compósitos em fibra

Fornecemos produtos FRP de alta performance mecânica e resistentes à corrosão tais como laminados e mantas de fibra de carbono, vidro e aramida, para o reforço de estruturas convencionais

  • Laminados aplicados externamente e inseridos (S&P C-Laminate)
  • Mantas e tecidos (S&P C-Sheets)
  • Adesivo epóxi
  • Acoragens
  • Equipamento / Produtos complementares
  • Software de dimensionamento
  • Sem aumento significativo de cargas permanentes
  • Possibilidade de manter a estrutura em funcionamento aquando do processo de instalação
  • Rápida e fácil instalação do sistema
  • Excelente comportamento dinâmico e estático de longo prazo
  • Elevada resistência em ambientes agressivos y isento de corrosão

Descrição

O mercado da reabilitação é um mercado em crescimento. Edifícios existentes estão a ser remodelados e a sua utilização alterada. Tal requer, muitas vezes, reforço dos elementos estruturais de betão armado por haver aumento de cargas ou solicitações para as quais os elementos não estavam inicialmente dimensionados.

Os materiais compósitos – FRP (Fibre reinforced polymer), como os laminados ou mantas/ tecidos constituem-se como uma forma eficaz de reparação e reforço de elementos estruturais. Documentos técnicos internacionais como Technical Approvals e Guidelines são a base do dimensionamento e aplicação destes materiais.

Muito frequentemente, o reforço com sistemas de FRP constitui-se como a solução mais favorável em termos estéticos e económicos. Os sistemas de FRP, incluindo a resina, possuem uma espessura de 3-4 mm, que facilmente fica ocultada com uma camada de revestimento ou argamassa.

A S&P produz e desenvolve sistemas de reforço, bem como software de dimensionamento. Estamos disponíveis para esclarecimento de dúvidas, prestamos apoio técnico desde o início do projecto até à instalação final em obra e sempre que solicitado.

 

LAMINADOS APLICADOS EXTERNAMENTE (EBR)

Os S&P C-Laminate aplicados externamente possuem espessuras de 1.2 e 1.4 mm e largura numa gama de 50-150 mm. A escolha da secção de laminado depende do dimensionamento, bem como da relação custo-benefício.
Os laminados de CRFP são usados principalmente para o aumento de resistência à flexão. Em vigas é muitas vezes necessário o recurso a cintas exteriores com ancoragem na parte superior ou inferior da laje, de forma a estabelecer a ligação entre a tracção exterior e a treliça teórica no interior dos elementos.

 

S&P SLOT APPLIED CFRP LAMINATES (NSM) LAMINADOS INSERIDOS

S&P C-Laminate inseridos possuem espessuras de 1.4; 2.5 e 2.8 mm. Quando inseridos, os laminados caracterizam-se por uma elevada tensão de aderência. Com o comprimento necessário, é possível ancorar a totalidade da tensão do laminado. Os laminados inseridos, com largura entre 10 e 20 mm, são inseridos em rasgos de 3 a 6 mm de largura e envolvidos em resina epoxídica. A escolha do tipo de laminado, bem como a profundidade dos rasgos depende do cálculo e do recobrimento da armadura. Em vigas, é muitas vezes necessário o recurso a cintas exteriores com ancoragem na parte superior ou inferior da laje, de forma a estabelecer a ligação entre a tracção exterior e a treliça teórica no interior dos elementos.

 

S&P C-LAMINATE COM ANCORAGEM END ANCHORING

O sistema S&P com ancoragem end anchoring visa aumentar a tensão de aderência dos laminados CFRP aplicados externamente. Este sistema possui aprovação técnica/ homologação e é especialmente útil no caso de a estrutura ser constituída por betão de baixa resistência ou comprimento de amarração insuficiente.

 

S&P C-LAMINATE PRÉ-ESFORÇADOS

Sistema de reforço estrutural para aplicação de pré-esforço a laminados CFRP aplicados externamente, que visa minimizar a deformação existente. Este sistema permite fechar fissuras existentes no betão, aliviar tensões de tracção nas armaduras e/ou tensões de compressão no betão, sendo de elevada eficácia para cargas de serviço.

 

S&P C-SHEET

A cintagem com tecido ou mantas de carbono em pilares melhora o confinamento e constitui-se como reforço ao esforço transverso. Os tecidos e mantas de carbono são também aplicáveis no reforço ao corte de vigas de secção rectangular ou em T.

 

SOFTWARE DE DIMENSIONAMENTO E SUPORTE DE ENGENHARIA

O dimensionamento de soluções de reforço com laminados de S&P C-Laminate encontra-se regulamentado pelos guidelines e technical approvals que estão de acordo com o Eurocódigo 2, bem como com os regulamentos específicos nacionais.
O software S&P FRP Lamella permite simular e realizar a verificação da secção, a verificação da ancoragem, determinação o comprimento de amarração do sistema S&P C-Laminate bem como a verificação ao esforço transverso.
A equipa de engenharia da S&P disponibiliza apoio técnico ao nível do cálculo, especificação de soluções optimizadas ao nível do dimensionamento estrutural, faseamento construtivo, especificações técnicas especiais, etc..

 

Applications

Está aqui

    Contacto

    • Portugal

      S&P Clever Reinforcement Ibérica, Lda

      Clever Reinforcement Ibérica, Lda
      Rua José Fontana, N°76
      Zona Industrial Stª Marta de Corroios
      P- 2845-408 Amora

      Phone 
      +351 212 253 371
      Email 
      info@sp-reinforcement.pt

    S&P

    SIMPSON Strong-Tie