Reparação de pavimentos betuminosos - Estradas estatais L281 e L333 - Märkisch-Oderland, Alemanha
No dia 1 de Janeiro de 2016, a Autoridade das Estradas do Estado de Brandenburg reclassificou as estradas do estado, L281 Neureetz - Altranft e L333 Golzow - Genschmar, como estradas distritais. No procedimento de reclassificação, a Autoridade das Estradas do Estado acordou com o futuro proprietário que este iria pagar todos os investimentos futuros. No entanto, o distrito de Märkisch-Oderland recebeu uma compensação financeira. A administração distrital foi, portanto, responsável pelo planeamento do investimento para a reabilitação das infra-estruturas urgentemente necessárias.
Nesta página
- Tópico
- Reparação de pavimentos betuminosos
- Obra
- Estradas estatais L281 e L333
- Cidade
- Märkisch-Oderland
- Estado
- Brandenburgo
- País
- Germany
- Data
Sistema
Descrições do projeto
Situação
Tendo em conta os anos de existência e as inadequadas manutenções efetuadas no passado, a estrutura da estrada mostrou danos extensos sob a forma de fissuras profundas e deformações superficiais. O outro desafio desta reabilitação foi o facto de algumas zonas das estradas serem constituídas por velhos pavimentos de betão e passarem por áreas urbanas.
O distrito de Märkisch-Oderland responsabilizou o Gabinete Técnico de Gestão da Água e Cultura Regional (Technische Büro für Wasserwirtschaft und Landeskultur GmbH) de Bad Freienwalde com o planeamento técnico e supervisão do projecto de construção. A avaliação das características do solo da estrutura existente, mostrou que existiam danos irreversíveis em muitos troços, o que teria exigido uma reconstrução completa das estradas, tendo em conta os métodos convencionais de reabilitação. Como essa solução não era possível com os fundos disponíveis, foi procurada uma alternativa económica.
Solução
O conceito
Como resultado das restrições financeiras, foram desenvolvidos, em cooperação com os engenheiros da S&P Alemanha, conceitos detalhados de reabilitação para as duas estradas. O objectivo geral do conceito era preservar a estrutura da estrada existente, renovando a camada de superfície fortemente envelhecida e fissurada, e colocando uma grelha de reforço pré revestida de betume. A tarefa da grelha de reforço neste contexto era evitar a reflexão de fissuras do pavimento existente para as novas camadas de misturas betuminosas e assim, prevenir mecanismos de danos subsequentes, tais como a entrada de água e a fissuração por gelo-degelo.
A fim de assegurar uma reparação económica e um processo de construção, o mais suave possível, as variantes de renovação desenvolvidas em conjunto foram adaptadas às condições de enquadramento existentes:
- Em áreas com restrições de altura, foi especificada uma substituição da camada de desgaste de 3,5 cm de espessura, de acordo com a ZTV BEA-StB. A grelha de reforço foi colocada sobre a superfície fresada.
- Fora das áreas urbanas, a reabilitação foi planeada utilizando o método de pavimentação por sobreposição, a fim de utilizar o pavimento existente da forma mais eficaz possível. Aqui, a grelha de reforço foi instalada sobre o pavimento existente e revestida com uma camada de desgaste de 3,5 cm de espessura.
- Em áreas com pavimento de betão, foi especificada a aplicação de uma camada de regularização de 6 cm de espessura sobre o pavimento existente, seguindo-se a grelha de reforço e sobre esta, a camada de desgaste. Conseguindo-se assim uma melhor ancoragem, potenciando a eficácia da grelha entre as camadas de mistura betuminosa.
Excelente apoio e cooperação durante a instalação
Para além da sua eficácia, o método de aplicação dos sistemas de reforço de pavimentos é o factor decisivo para alcançar um resultado de reabilitação a longo prazo. Para além da dimensão considerável da obra, as altas temperaturas, acima de 30 °C, que prevaleceram durante os trabalhos em Junho de 2019, também representaram um desafio particular. As altas temperaturas da superfície do pavimento, podem provocar o amolecimento da emulsão betuminosa, dificultando a condução de pavimentadoras e camiões sobre a grelha de reforço. Graças à excelente cooperação e estreita coordenação entre a empresa de construção rodoviária RASK GmbH e a S&P, como empresa aplicadora especializada e certificada, o calendário de construção planeado foi implementado sem quaisquer atrasos. O pré-revestimento de betume da grelha de reforço S&P, aplicado em fábrica, bem como a elevada estabilidade posicional da grelha sobre o pavimento existente, permitiram uma passagem, sobre a grelha, da pavimentadora e dos camiões, sem qualquer problema. Os principais participantes no projecto, Sr. Bozionek (gerente de obra RASK GmbH), Sr. Skor (TBWL GmbH) e Sr. Hundertmark (District Märkisch-Oderland), ficaram muito satisfeitos com o resultado e com a excelente cooperação entre as empresas envolvidas.
Acompanhamento de projectos
Ao concentrar o planeamento técnico na utilização óptima da estrutura do pavimento existente e na utilização de um produto de alto desempenho, foi possível utilizar economicamente o orçamento disponível e evitar uma reconstrução dispendiosa e demorada das duas estradas distritais. Graças à estreita coordenação e boa cooperação dos envolvidos, o projecto foi concluído dentro do prazo e entregue com uma qualidade impecável, apesar das exigentes condições de enquadramento. É importante salientar que foi efetuada uma avaliação da aderência da grelha de reforço às camadas adjacentes, pela agência de testes certificada RAP-Stra, ASPHALTA. O valor da aderência entre camadas, medido através do Ensaio de Leutner, ultrapassou os 15 kN, de acordo com ZTV Asphalt-StB, com a grelha S&P Glasphalt G. Este valor foi ultrapassado, tanto nas zonas fresadas como nas zonas onde levou uma camada nova sobre o pavimento existente.
80% de poupança nas emissões de CO2 graças à solução S&P
Com base em números da Administração Rodoviária Nacional Sueca (Trafikverket), a utilização de grelhas de reforço S&P neste projecto resultou numa poupança de aproximadamente 1.700 t CO2eqv - ou 79,68 % - em comparação com a substituição de toda a estrutura do pavimento.
Este número realça as vantagens que a utilização de sistemas modernos de reforço de pavimentos da S&P oferece para uma transformação sustentável da construção de estradas.
Material
80 000 m² - S&P Glasphalt® G