Reparação de pavimentos betuminosos - Estação de serviço Parsberg - Parsberg, Alemanha
A estação de serviço em Parsberg situa-se mesmo ao lado da auto-estrada A3, com muito trafego, que vai desde a fronteira holandesa no Noroeste do país até à fronteira austríaca no Sudeste. Uma vez que é uma rota fundamental no coração da Europa, é frequentemente utilizada por veículos pesados e, do mesmo modo, a estação de serviço de Parsberg é também muito visitada.
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- Tópico
- Reparação de pavimentos betuminosos
- Obra
- Estação de serviço Parsberg
- Cidade
- Parsberg
- Estado
- Baviera
- País
- Germany
- Data
Sistema
Descrições do projeto
Situação
A estrada de acesso ao parque de estacionamento de camiões da estação de serviço Parsberg está situada numa encosta. Está sujeita a enormes cargas devido ao elevado número diário de camiões que aqui abrandam e acabam por estacionar no parque de estacionamento. As forças de corte que actuam sobre a estrutura do pavimento são tão grandes que certas áreas eram renovadas anualmente devido às fissuras que ocorriam, resultando em custos e investimentos elevados. Em busca de uma solução mais sustentável para o cliente privado, a empresa de construção responsável pela manutenção recorreu ao parceiro de vendas da S&P na Baviera, Nadler Straßentechnik GmbH, em 2011.
Solução
Em estreita coordenação entre as partes envolvidas e com o aconselhamento dos engenheiros da S&P, foi desenvolvido um conceito de reabilitação que, por um lado, satisfaria os requisitos do cliente e, por outro, limitaria ao mínimo os tempos de encerramento. A camada superficial do pavimento na área afectada foi substituída por uma espessura de 4 cm e reforçada com S&P Carbophalt® G. Para este fim foi utilizada uma mistura betuminosa com ligante modificado com polímeros. A grelha de reforço foi colocada sob a nova camada de desgaste e sobre a camada existente fresada, previamente preparada. Posteriormente, a superfície foi temporariamente coberta com uma camada espessa de gravilha de 2/5 gramas para proteger a camada de desgaste, recentemente colocada, até que esta tivesse sido completamente pavimentada e endurecida para que a área pudesse ser reaberta ao tráfego o mais rapidamente possível.
Neste cenário, a grelha de reforço executa duas tarefas. Por um lado, aumenta a rigidez da estrutura betuminosa, distribuindo as tensões de corte por uma área maior e ancorando-as na estrutura da estrada. Por outro lado, protege a nova camada de mistura betuminosa da reflexão de fissuras que possam existir nas camadas betuminosas mais profundas.
Acompanhamento de projectos
A solução desenvolvida em conjunto, utilizando S&P Carbophalt® G, teve um desempenho admirável apesar das condições extremamente desafiantes. Mesmo 6 anos após a reparação, não foram observados danos ou fissuras na secção reparada. Só em 2020, 9 anos após a instalação, é que os primeiros sinais de desgaste começaram a aparecer sob a forma de fissuras incipientes de cima para baixo, mas estas ainda não tinham atingido um nível que pusesse em causa a capacidade de manutenção da superfície reparada. Em comparação com o ciclo anual de reparação anteriormente exigido, isto significa que a vida útil do pavimento pode ser aumentada pelo menos nove vezes com a ajuda da grelha de reforço de pavimentos S&P Carbophalt® G.
Material
S&P Carbophalt® G