Reforço de estradas urbanas - Vesterled - Tjæreborg, Dinamarca

Prevenção de fissuras

Reforço de estradas urbanas - Vesterled - Tjæreborg, Dinamarca

As grelhas de reforço para pavimentos S&P também podem ser a solução perfeita a longo prazo para combater as fissuras nas estradas urbanas. Neste caso particular, a grelha S&P Carbophalt® G 200/200 foi utilizada num projecto no município de Esbjerg, na Dinamarca Ocidental.

Tópico 
Reforço de estradas urbanas
Obra 
Vesterled
Cidade 
Tjæreborg
Estado 
Município de Esbjerg
País 
Dinamarca
Data 
2017

Situação

Vesterled é uma estrada urbana que se encontrava muito fissurada devido aos anos de existência. Esta estrada também tinha muitas juntas devido à abertura de valas para passagem de tubagens de esgoto e outros serviços.

As fissuras nos pavimentos betuminosos podem ocorrer como resultado do envelhecimento do betume, a mistura betuminosa fica rígida e quebradiça. Isto resulta numa redução da flexibilidade da camada de mistura betuminosa, tornando-a assim susceptível a danos em termos de deflexão, mudança de temperatura e contracção.

Solução

Em coordenação com o município, a S&P propôs reforçar o pavimento com a introdução da grelha S&P Carbophalt® G 200/200 sob uma camada de desgaste SMA de 30 mm para proporcionar uma solução duradoura a longo prazo, que acabaria por reduzir significativamente os custos de manutenção e a utilização de recursos.

A solução foi implementada e toda a estrada foi reforçada para combater potenciais fissuras de reflexão na nova camada de desgaste de aproximadamente 30 mm.

Redução de custos

Para efeitos dos cálculos do LCC (Life Cycle Cost), a esperança de vida da camada de desgaste reforçada foi assumida como sendo de aproximadamente 24 anos - o que corresponde à esperança de vida das estradas urbanas sem danos na sub-base.

Os cálculos mostram que após 24 anos, o município poderá poupar aproximadamente 300.000 coroas dinamarquesas. Espera-se que o reforço seja preservado através da substituição da camada de desgaste após os 24 anos, e cálculos adicionais baseados no modelo LCC revelam que após 40 anos, a poupança para o município totaliza pelo menos 600.000 coroas dinamarquesas.

Acompanhamento de projectos

Em 2022, foram observadas grandes fissuras nas estradas convergentes, que foram reparadas ao mesmo tempo mas sem reforço. As fissuras abertas são da mesma natureza que as verificadas no passado e estão em direcções diferentes. Em comparação, a secção da estrada reforçada com S&P Carbophalt® G 200/200 permaneceu em excelentes condições, como se pode ver nas imagens abaixo.

Material

S&P Carbophalt® G 200/200, 2.700 m²

Galeria de imagens

  • Installation of S&P Carbophalt® G 200/200

    Instalação de S&P Carbophalt® G 200/200

  • Installation of S&P Carbophalt® G 200/200

    Instalação de S&P Carbophalt® G 200/200

  • S&P Carbophalt® G 200/200 installed

    S&P Carbophalt® G 200/200 instalado

  • Laying of wearing course on top of S&P Carbophalt® G 200/200

    Colocação de camada de desgaste em cima da grelha S&P Carbophalt® G 200/200

  • Road still in top condition after 5 years

    Estrada ainda em bom estado após 5 anos

  • Comparação do troço de estrada após 5 anos

  • Grande fissura numa estrada convergente, após 5 anos

  • Grande fissura numa estrada convergente, após 5 anos

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