Links: Mobile Menu v1

Idiomas

S&P ARMO System - Reforço e reconstrução de muros - Lisboa, Portugal

Reforço estático para reabilitação estrutural (método via húmida)

Após a ocorrência de colapso parcial dos muros localizados a tardoz dos edifícios situados na Rua Damasceno Monteiro, em Lisboa, na madrugada de 27 de Fevereiro de 2017 foi solicitada a intervenção de reforço estrutural realizada no âmbito do Projecto de Execução do Reforço e Reconstrução dos muros. Verificou-se a ocorrência do colapso da zona superior dos muros, seguindo-se o aluimento dos solos contidos por este. Os referidos edifícios sofreram danos estruturais resultantes da derrocada do muro. Os muros de contenção existentes foram executados como medida de contenção do talude aquando da execução dos edifícios confrontantes com a Rua Damasceno Monteiro em 1955. A extensão da intervenção realizada foi de aproximadamente 90 metros. Os muros vencem um desnível de 20 metros. Esta intervenção, de carácter definitivo, visou repor as condições de estabilidade local e global das estruturas de contenção. O desenvolvimento da solução teve por base a necessidade de reconstruir os muros que sofreram o colapso, a necessidade de voltar a confinar os troços de muro existentes que não colapsaram incrementando a sua segurança local e global para as acções estáticas, hidroestáticas e dinâmicas e também a necessidade de reforçar e/ou repor os sistemas de drenagem. O troço de muro que sofreu colapso foi reconstruído. Os muros adjacentes e perpendiculares ao alinhamento principal da intervenção  incluem na concepção da solução reforço com S&P ARMO-System composto por malha S&P ARMO-mesh® 200/200 e argamassa S&P ARMO-crete® w (2+2 cm). No que se refere aos edifícios propriamente ditos, houve necessidade de proceder ao reforço de alguns elementos - lajes, pilares e vigas. As lajes foram reforçadas com o S&P ARMO System – S&P ARMO-mesh® 200/200 e S&P ARMO-crete® w. Nas vigas e pilares foram aplicadas soluções de reforço com S&P FRP-Systems – S&P C-Laminate 200/2000 120/1.4 e respectivo adesivo S&P Resin 220 (vigas), e S&P C-Sheet 240 (200 g/m2) e respectivo adesivo S&P Resin 55 HP (pilares). O sucesso desta intervenção foi possível e tornado realidade através do desempenho de excelência dos vários intervenientes: Dono de Obra e Fiscalização – Câmara Municipal de Lisboa; Empreiteiro Geral – HCI; Subempreiteiro – HTecnic; Projectistas – JetSJ e A2P.

País 

Portugal

Data 

2017

Situação 

Necessidade de intervenção de reforço estrutural após colapso da zona superior dos muros localizados a tardoz dos edifícios situados na Rua Damasceno Monteiro.

Solução 

Rapidez e facilidade de instalação do sistema de reforço estrutural S&P ARMO System, por via da utilização do equipamento de projecção S&P ARMO Power Pump, que permitiu a projecção da argamassa S&P ARMO-crete® w a cerca de 30 metros na vertical,  dispensando outros meios de elevação ou instalação de equipamento pesado em zona de acesso condicionado. A leveza, facilidade de manuseamento e instalação da malha de reforço estrutural S&P ARMO-mesh® foi também um factor facilitador dos trabalhos. Os sistemas S&P FRP Systems constituem-se como soluções de  reforço estrutural que permitem aumentar a capaidade resistente dos elementos estruturais sem alteração da secção original, com facilidade e rapidez de aplicação.

Material 

S&P ARMO-mesh® 200/200 – 1755 m2

S&P ARMO-crete® w – 145 300 kg

S&P C-Laminate 200/2000 120/1.4 – 88 m

S&P Resin 220 – 30 kg

S&P C-Sheet 240 (200 g/m2) – 30 m2

S&P Resin 55 HP – 12 kg

Filial S&P: 
S&P Clever Reinforcement Ibérica, Lda
Colapso parcial do muro e material de aterro
Colapso parcial do muro e material de aterro
Colapso parcial do muro e material de aterro
Colapso parcial do muro e material de aterro
Aplicação S&P ARMO-crete® w sobre malha de carbono S&P ARMO-mesh®
 Reforço estrutural de viga com S&P C-Laminate e S&P C-Sheet
 Reforço estrutural de viga com S&P C-Laminate e S&P C-Sheet
 Obra acabada
 Obra acabada

Contacto

Região

S&P