Reforço de Lajes no Edifício Cascais Atrium - Cascais Atrium - Cascais, Portugal
Um incêndio de larga escala teve lugar em 2016 no edifício de 11 pisos, causando danos a nível da estrutura, entre os pisos 4.º e 8.º.
Nesta página
- Tópico
- Reforço de Lajes no Edifício Cascais Atrium
- Obra
- Cascais Atrium
- Cidade
- Cascais
- Estado
- Portugal
- País
- Portugal
- Data
- Duração
- 4 Months
Sistema
Descrições do projeto
Situação
Os danos provocados pelo incêndio levaram a redução de capacidade estrutural entre 14% e 25% em lajes e cerca de 30% nos pilares. As lajes foram reforçadas por via do sistema S&P ARMO System, com argamassa S&P ARMO-crete w e malha S&P ARMO-mesh 500/500. Já para os pilares foi adoptada solução de reforço por encamisamento em betão armado.
Houve necessidade de reforçar as lajes dos pisos 4.º a 8.º, de forma a repor a sua capacidade estrutural. O reforço foi implementado em tempo recorde, tendo os trabalhos decorrido no contexto que se revestia de condicionamentos, não só a nível do espaço, como de coordenação entre especialidades, prazos, recursos, etc.
O sucesso desta intervenção foi possível e tornado realidade através do desempenho de excelência dos vários intervenientes. Empreiteiro – CASAIS ; Projectista – PMP.
Solução
Rapidez e facilidade de instalação do sistema de reforço estrutural S&P ARMO System, por via da utilização do equipamento de projecção S&P ARMO Power Pump, que permitiu a projecção da argamassa S&P ARMO-crete w em tecto de lajes de vários pisos com elevado rendimento. A leveza, facilidade de manuseamento e instalação da malha de reforço estrutural S&P ARMO-mesh foi também um factor facilitador dos trabalhos. O comportamnento ao fogo da argamassa S&P ARMO-crete w constituiu-se ainda como factor diferenciador, contribuindo para a determinação da solução de reforço estrutural.
Material
S&P ARMO-mesh® 500/500 – 9 500 m2
S&P ARMO-crete® w – 700 000 kg