Reparação e Reforço Estrutural em túneis seculares da Linha do Douro - Túneis de Vargelas e Fontainhas - Estações de Vargelas e de Pocinho, Portugal

Reforço estático para reabilitação estrutural (método via húmida)

Reparação e Reforço Estrutural em túneis seculares da Linha do Douro - Túneis de Vargelas e Fontainhas - Estações de Vargelas e de Pocinho, Portugal

Pretendeu-se, com os trabalhos de reparação e reforço reabilitar os Túneis de Vargelas e de Fontaínhas ao longo de toda a sua extensão,e modo a permitir manter um adequado estado de conservação e prolongar o tempo de vida útil da estrutura dos túneis de alvenaria de pedra construídos em 1887. O desafio prendia-se com a materialização de uma solução de reforço que permitisse manter os gabaritos dos túneis e com condicionantes relevantes. 

Tópico 
Reparação e Reforço Estrutural em túneis seculares da Linha do Douro
Obra 
Túneis de Vargelas e Fontainhas
Cidade 
Estações de Vargelas e de Pocinho
Estado 
Distritos de Viseu e Guarda
País 
Portugal
Data 
2021
Duração 
6 meses

Situação

Os túneis apresentavam danos estruturais importantes, com fissuras abertas de gravidade elevada, por vezes com rejeito e associadas, nalguns casos, a deformações da abóbada. Possuíam igualmente extensas áreas com juntas degradadas, erodidas e que alcançavam, pontualmente, o desguarnecimento completo.
Como condicionamentos para a intervenção estavam presentes o período de interdição da linha das 22.00 às 6.00h, um enquadramento na área das reservas ecológica e agrícola nacionais classificada como património mundial da UNESCO, alto douro vinhateiro o que implicava, entre outros, cláusulas especiais de gestão de resíduos. Teve-se igualmente em linha de conta o espaço disponível e acessos, os gabaritos existentes, a iluminação e a ventilação do túnel. 

Solução

Com base no levantamento realizado foi determinada a implementação de quatro soluções de reabilitação e reforço:

Solução Tipo 1: No Exterior do Túnel – Muros Tímpano e de Retorno das Bocas de Entrada e Saída

Limpeza prévia das alvenarias (a pressão controlada), alegramento e refechamento de juntas (S&P ARMO-mur), execução de pregagens no muro tímpano junto à moldura das bocas de entrada e saída.

Solução Tipo 2: No Interior do Túnel – Junto das Bocas de Entrada e Saída

Numa extensão de cerca de 15 m das bocas de entrada e saída do túnel, limpeza, reparação de blocos partidos, alegramento e refechamento de juntas, tratamento das fissuras com argamassa mineral de regularização e reforço estrutural com o sistema de argamassa à base de cal (S&P ARMO-mur) associada a malha fibra de carbono revestida com silicato mineral amorfo (S&P ARMO-mesh 200/200).

Solução Tipo 3: No Interior do Túnel – Restante Extensão

Limpeza, reparação de fissuras e blocos partidos, tratamento dos elementos salientes, alegramento e refechamento de juntas (S&P ARMO-mur) e tratamento das zonas com erosão profunda na alvenaria.

Solução Tipo 4: No Interior do Túnel

A solução consiste na execução de painéis em betão armado de reforço, com painéis principais e secundários. Os painéis principais, em betão armado, são constituídos por “aduelas”, com 0,25x0,25 m, espaçadas de 1,20 m, travadas na base com perfis metálicos tubulares. A constituição da "viga inferior" de travamento é composta por um perfil SHS embebido e preenchido com argamassa fluida de presa rápida  S&P Tecnogrout-N Rápido deixando varões de espera. Foi realizada abertura de roços nos hasteais e abóbada, montadas as armaduras nos ficando empalmada à armadura de espera colocada no perfil metálico. Em seguida, com execução da cofragem foi realizado o enchimento faseado das aduelas bem como dos painéis secundários entre as mesmas com argamassa S&P Tecnogrout-N. 
Para o túnel de Vargelas foi ainda considerada a Solução Tipo 4 para a reparação da deformação da abóbada.

Características particulares do S&P Sistema ARMO, solução de argamassa reforçada com malha de carbono em camada delgada (na ordem dos 3 cm de espessura) que permitiu manter o gabarito no interior dos túneis, concorrendo com características de cura rápida da argamassa fluida de reparação S&P Tecnogrout-N Rápido possibilitaram a realização deste projecto na janela temporal diária disponível. 

Material

 S&P ARMO-mesh 200/200 - 780 m²
 S&P ARMO-mur -  81 025 kg
 S&P Tecnogrout-FIB -  3 000 kg
 S&P Tecnogrout-N -  65 500 kg
 S&P Tecnogrout-N Rápido-  17 500 kg

Galeria de imagens

  • Projecção da 1ª demão no hasteal de S&P ARMO-mur

    Projecção da 1ª demão no hasteal de S&P ARMO-mur

  • Projecção da 2ª demão no hasteal de S&P ARMO-mur

    Projecção da 2ª demão no hasteal de S&P ARMO-mur

  • Aplicação da camada de recobrimento da argamassa S&P ARMO-mur

    Aplicação da camada de recobrimento da argamassa S&P ARMO-mur

  • Portal de saída do túnel após reforço

    Portal de saída do túnel após reforço

  • Aspecto final do reforço

    Aspecto final do reforço

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