Reforço estrutural - Edifícios Históricos - Lisboa, Portugal
As paredes foram picadas na sua totalidade e aplicada a armamassa S&P ARMO-crete® w de via húmida a colher, sendo regularizada de forma simples à talocha. Como o tempo de secagem é bastante rápido, seguidamente foi aplicada a malha de reforço em fibra de carbono revestida com sílica amorfa. Para um fuxo de trabalho rápido e constante, a malha foi fixada com pistola de agrafes. Como cortes e ajustes podem ser feitos no local, a pré-preparação não foi necessária. Após a conclusão da malha foi de imediato aplicada uma nova camada S&P ARMO-crete® w sobre a mesma, mantendo idêntico modo de regularização à talocha, em virtude do acabamento final aplicado ser finos gessos.
Nesta página
- Tópico
- Reforço estrutural
- Obra
- Edifícios Históricos
- Location
- Lisboa
- Cidade
- Lisboa
- Estado
- Lisboa
- País
- Portugal
- Data
Sistema
Descrições do projeto
Situação
Na reabilitação de um prédio histórico em Lisboa, em pleno Bairro de Campo de Ourique, o Dono de Obra pretendia a instalação de um elevador.
Foi retirada parte da escadaria em madeira para a instalação da estrutura do fosso de elevador. Como as paredes do interior estavam bastante degradadas devido a infiltrações no telhado e clarabóia, verificou-se necessária uma intervenção para a reabilitação e reforço das paredes interiores. Analisada a construção, verificou-se ser do princípio do século em tabique, pelo que teria de ser mantida e não podendo ser substituída por outros materiais.
Solução
A solução em projecto foi a aplicação do S&P ARMO System para o reforço estrutural, que consiste num sistema integrado de materais compósitos, constituído pela malha de reforço S&P ARMO-mesh® e a argamassa de projecção S&P ARMO-crete® w.
Material
Malha de reforço em fibra de carbono S&P ARMO-mesh®
1.95x50 m e S&P ARMO-crete® w argamassa de projecção
reactiva em sacos de 25 Kg.