Reforço estrutural - Edifícios Históricos - Lisboa, Portugal

As paredes foram picadas na sua totalidade e aplicada a armamassa S&P ARMO-crete® w de via húmida a colher, sendo regularizada de forma simples à talocha. Como o tempo de secagem é bastante rápido, seguidamente  foi aplicada a malha de reforço em fibra de carbono revestida com sílica amorfa. Para um fuxo de trabalho rápido e constante, a malha foi fixada com pistola de agrafes. Como cortes e ajustes podem ser feitos no local, a pré-preparação não foi necessária. Após a conclusão da malha foi de imediato aplicada uma nova camada S&P ARMO-crete® w sobre a mesma, mantendo idêntico modo de regularização à talocha, em virtude do acabamento final aplicado ser finos gessos.

Nesta página

Tópico
Reforço estrutural
Obra
Edifícios Históricos
Location
Lisboa
Cidade
Lisboa
Estado
Lisboa
País
Portugal
Data

Situação

Na reabilitação de um prédio histórico em Lisboa, em pleno Bairro de Campo de Ourique, o Dono de Obra pretendia a instalação de um elevador.
Foi retirada parte da escadaria em madeira para a instalação da estrutura do fosso de elevador. Como as paredes do interior estavam bastante degradadas devido a infiltrações no telhado e clarabóia, verificou-se necessária uma intervenção para a reabilitação e reforço das paredes interiores. Analisada a construção, verificou-se ser do princípio do século em tabique, pelo que teria de ser mantida e não podendo ser substituída por outros materiais.

Solução

A solução em projecto foi a aplicação do S&P ARMO System para o reforço estrutural, que consiste num sistema integrado de materais compósitos, constituído pela malha de reforço S&P ARMO-mesh® e a argamassa de projecção  S&P ARMO-crete® w.

 

Material

Malha de reforço em fibra de carbono S&P ARMO-mesh®  

1.95x50 m e S&P ARMO-crete® w argamassa de projecção

reactiva em sacos de 25 Kg.

Contact

S&P Reinforcement Portugal

S&P Clever Reinforcement Ibérica, Lda

Rua José Fontana, N°76
Zona Industrial Stª Marta de Corroios
2845-408 Amora
Portugal