Diminuição de CO₂ em projetos anteriores

CO2 Savings

Uso do Potencial de Aquecimento Global (GWP) para calcular economias de CO₂ em projetos anteriores

Em muitos casos, antes da instalação das nossas grelhas de reforço asfáltico, dispomos de informações sobre soluções alternativas propostas ou sobre a frequência histórica dos ciclos de reparação. Com base nesses dados, é possível realizar análises comparativas utilizando valores de Potencial de Aquecimento Global (GWP) para misturas asfálticas, extraídos de diversas bases de dados nacionais, assim como os dados de emissões de CO₂ das nossas Declarações Ambientais de Produto (EPDs), verificadas por entidades independentes.

Esta abordagem permite quantificar com precisão as economias reais de CO₂ obtidas com a aplicação das grelhas de reforço da S&P, em comparação com soluções alternativas que, muitas vezes, resultam em maior consumo de materiais e emissões significativamente mais elevadas.

Related Content

  1. Cerca de 60 % de poupança nas emissões de CO2

    • SP Reinforcement

    Antes da aplicação das grelhas de reforço asfálticas da S&P, a estrada precisava ser repavimentada a cada três anos. Com base nessa informação, foi possível realizar uma análise comparativa utilizando dados do Potencial de Aquecimento Global (GWP) provenientes de várias bases de dados nacionais.

    Com a implementação da solução da S&P, as emissões equivalentes de CO₂ , relacionadas apenas ao uso de materiais, foram reduzidas em aproximadamente 60% ao longo de um período de 10 anos.

    Importa salientar que esta estimativa considera exclusivamente os materiais utilizados. Se fossem incluídas outras atividades associadas aos ciclos de manutenção — como fresagem, transporte e operações no local da obra — a economia real de emissões de CO₂ seria ainda mais significativa.

  2. 80% de poupança nas emissões de CO2

    • SP Reinforcement

    Com base em números da Administração Rodoviária Nacional Sueca (Trafikverket), a utilização de grelhas de reforço S&P neste projecto resultou numa poupança de aproximadamente 1.700 t CO2eqv - ou 79,68 % - em comparação com a substituição de toda a estrutura do pavimento.

    Este número realça as vantagens que a utilização de sistemas modernos de reforço de pavimentos da S&P oferece para uma transformação sustentável da construção de estradas.

  3. Pelo menos 50 % de redução das emissões de CO2

    • SP Reinforcement

    A comparação direta entre as faixas 3 e 4 permitiu calcular, com base nos dados do Potencial de Aquecimento Global, proveniente de várias bases nacionais, o impacto da solução da S&P na redução das emissões de CO₂. A faixa 4, reforçada com materiais da S&P, revelou-se significativamente mais sustentável do que a faixa 3, que não recebeu reforço.

    Ao longo dos 45 meses analisados, observou-se uma redução de pelo menos 50% nas emissões equivalentes de CO₂, considerando apenas o uso de materiais neste projeto. Estes valores referem-se exclusivamente à economia de materiais; as reduções reais seriam substancialmente maiores ao incluir fatores adicionais, como fresagem, transporte e outras operações no local associadas aos ciclos repetidos de reparação.

  4. 40% de poupança nas emissões de CO2

    • SP Reinforcement

    Considerando que a solução anteriormente proposta exigia a construção de uma nova estrutura de pavimento com 27 cm de espessura, foi possível realizar uma análise comparativa utilizando os dados do Potencial de Aquecimento Global (GWP), provenientes de diversas bases de dados nacionais. O objetivo foi avaliar o impacto ambiental da solução de reforço asfáltico em camada dupla fornecida pela S&P.

    Os resultados demonstram que a solução da S&P permitiu uma redução de aproximadamente 40% nas emissões equivalentes de CO₂, considerando exclusivamente o consumo de materiais neste projeto.

    Importa destacar que esta estimativa contempla apenas a economia relacionada aos materiais utilizados. A redução real das emissões de CO₂ seria ainda mais expressiva ao incluir fatores adicionais, como o aumento das operações de fresagem, transporte e outras atividades no local da obra, que estariam associadas à solução inicialmente prevista com uma superestrutura significativamente mais espessa.

  5. Contacte-nos para mais informações

Contact

S&P Reinforcement Portugal

S&P Clever Reinforcement Ibérica, Lda

Rua José Fontana, N°76
Zona Industrial Stª Marta de Corroios
2845-408 Amora
Portugal