Reparação de pavimentos rodoviários - DK3 Estrada estatal em Pyrzyce - Pyrzyce, Polónia
A S&P trabalhou em conjunto com o administrador de estradas para encontrar uma solução duradoura a longo prazo para a estrada estatal DK3 na cidade polaca de Pyrzyce, que na sequência do seu sucesso, acabou por ser utilizada em mais troços de estrada dentro da Pomerânia Ocidental.
Nesta página
- Tópico
- Reparação de pavimentos rodoviários
- Obra
- DK3 Estrada estatal em Pyrzyce
- Cidade
- Pyrzyce
- Estado
- Pomerânia Ocidental
- País
- Poland
- Data
Sistema
Descrições do projeto
Situação
A estrutura do pavimento existente consistia numa base de brita, com camadas betuminosas no topo. A espessura total das camadas betuminosas era de 11-14 cm e as medições FWD efectuadas em 2004 revelaram que a capacidade de carga da superfície correspondia à capacidade da sub-base de gravilha, o que significava que existiam problemas graves com a integridade estrutural do pavimento.
O plano inicial de renovação do dono de obra era fresar a uma profundidade de 21-23 cm e colocar novas camadas com uma espessura total de 27 cm. Contudo, devido ao facto de em alguns locais a espessura da estrutura do pavimento ser inferior a 23 cm, e para não interferir com a subestrutura existente, o dono de obra decidiu confiar nas recomendações da S&P e alterou a solução inicialmente prevista.
Solução
A solução que foi implementada foi a colocação de 2 camadas de grelhas de reforço S&P para fazer o melhor uso possível da capacidade estrutural existente, por um lado, e por outro, para garantir que a nova estrutura seja capaz de suportar as futuras cargas de tráfego. Isto foi feito da seguinte forma:
- Fresagem realizada a uma profundidade de 2-3 cm
- Foi colocada uma camada de regularização de 3 cm
- A grelha S&P Carbophalt® G pré revestida de betume foi instalada sobre a camada de regularização
- Uma camada de 6 cm BA 0/16 binder foi instalada sobre a grelha
- A grelha S&P Glasphalt® G pré revestida de betume foi instalada sobre a camada de binder
- Finalmente uma camada de 4 cm de SMA foi colocado em cima
A combinação de duas grelhas de reforço S&P (pré revestidas de betume) neste projecto tinha objectivos específicos. A fibra de carbono de alta resistência à tracção, S&P Carbophalt® G, colocada na parte inferior da nova estrutura de mistura betuminosa foi concebida para aumentar a resistência à flexão e aumentar a rigidez global, permitindo uma transferência de carga mais uniforme em toda a estrutura. A grelha de fibra de vidro, S&P Glasphalt® G, sob a camada de desgaste actua como uma salvaguarda adicional contra a possível propagação de fissuras da subestrutura e fissuras de tracção da carga de tráfego.
A espessura total das camadas betuminosas recentemente colocadas ficou aproximadamente nos 13 cm, o que constituiu uma enorme poupança em relação ao plano anterior, onde se previa a colocação de novas camadas num total de 27 cm. Isto acabou por conduzir a uma poupança substancial dos recursos, tempos de construção e de encerramento das estradas, bem como à capacidade de manter a estrutura original do pavimento.
Acompanhamento de projectos
Na Primavera de 2007 foram feitas novas medições de monitorização, revelando uma diminuição significativa das deflexões em comparação com a condição inicial. O sucesso do projecto levou à decisão de implementar esta recomendação como uma solução padrão nos anos seguintes. Em 2007, cerca de 8000 m² de secção de estrada na DK 6 em Malechowo foram relançados utilizando esta tecnologia. A mesma solução foi também utilizada em 2009 em Ryman e Nieradz, onde uma área de 11000 m² e 22000 m² de estrada foram reconstruídos da mesma forma.
Além disso, após a instalação das grelhas de reforço pré revestidas de betume, a S&P continuou a seguir o projecto para garantir que a estrada permanecesse em muito bom estado. Isto pode ser visto nas imagens abaixo a partir de 2011 e mesmo 8 anos após a instalação em 2014, onde não foram observados danos na camada de desgaste.
Material
S&P Carbophalt® G
S&P Glasphalt® G
As grelhas de reforço S&P consistem em cordões de carbono e/ou fibra de vidro que são 100% impregnados com betume. A grelha flexível e de nós móveis, permite a sua aplicação em curvas, adaptando-se à superfície existente tendo em conta as características muito peculiares da malha. A abertura da malha foi estudada para potenciar a ligação dos agregados da nova camada de mistura betuminosa com a superfície existente. Isto assegura que as fibras estão ligadas de forma ótima e podem absorver eficazmente as forças de tracção geradoras nas fissuras. Isto impede eficazmente a reflexão de fissuras do pavimento existente para as novas camadas de mistura betuminosa e os consequentes danos resultantes. O reforço também aumenta a rigidez geral do sistema e evita assim futuras fissuras de tração.