Reparação de pavimentos rodoviários - DK3 Estrada estatal em Pyrzyce - Pyrzyce, Polónia

A S&P trabalhou em conjunto com o administrador de estradas para encontrar uma solução duradoura a longo prazo para a estrada estatal DK3 na cidade polaca de Pyrzyce, que na sequência do seu sucesso, acabou por ser utilizada em mais troços de estrada dentro da Pomerânia Ocidental.

Nesta página

Tópico
Reparação de pavimentos rodoviários
Obra
DK3 Estrada estatal em Pyrzyce
Cidade
Pyrzyce
Estado
Pomerânia Ocidental
País
Poland
Data

Situação

A estrutura do pavimento existente consistia numa base de brita, com camadas betuminosas no topo. A espessura total das camadas betuminosas era de 11-14 cm e as medições FWD efectuadas em 2004 revelaram que a capacidade de carga da superfície correspondia à capacidade da sub-base de gravilha, o que significava que existiam problemas graves com a integridade estrutural do pavimento.

O plano inicial de renovação do dono de obra era fresar a uma profundidade de 21-23 cm e colocar novas camadas com uma espessura total de 27 cm. Contudo, devido ao facto de em alguns locais a espessura da estrutura do pavimento ser inferior a 23 cm, e para não interferir com a subestrutura existente, o dono de obra decidiu confiar nas recomendações da S&P e alterou a solução inicialmente prevista.

Solução

A solução que foi implementada foi a colocação de 2 camadas de grelhas de reforço S&P para fazer o melhor uso possível da capacidade estrutural existente, por um lado, e por outro, para garantir que a nova estrutura seja capaz de suportar as futuras cargas de tráfego. Isto foi feito da seguinte forma:

  • Fresagem realizada a uma profundidade de 2-3 cm
  • Foi colocada uma camada de regularização de 3 cm
  • A grelha S&P Carbophalt® G pré revestida de betume foi instalada sobre a camada de regularização
  • Uma camada de 6 cm BA 0/16 binder foi instalada sobre a grelha
  • A grelha S&P Glasphalt® G pré revestida de betume foi instalada sobre a camada de binder
  • Finalmente uma camada de 4 cm de SMA foi colocado em cima

A combinação de duas grelhas de reforço S&P (pré revestidas de betume) neste projecto tinha objectivos específicos. A fibra de carbono de alta resistência à tracção, S&P Carbophalt® G, colocada na parte inferior da nova estrutura de mistura betuminosa foi concebida para aumentar a resistência à flexão e aumentar a rigidez global, permitindo uma transferência de carga mais uniforme em toda a estrutura. A grelha de fibra de vidro, S&P Glasphalt® G, sob a camada de desgaste actua como uma salvaguarda adicional contra a possível propagação de fissuras da subestrutura e fissuras de tracção da carga de tráfego.

A espessura total das camadas betuminosas recentemente colocadas ficou aproximadamente nos 13 cm, o que constituiu uma enorme poupança em relação ao plano anterior, onde se previa a colocação de novas camadas num total de 27 cm. Isto acabou por conduzir a uma poupança substancial dos recursos, tempos de construção e de encerramento das estradas, bem como à capacidade de manter a estrutura original do pavimento.

Acompanhamento de projectos

Na Primavera de 2007 foram feitas novas medições de monitorização, revelando uma diminuição significativa das deflexões em comparação com a condição inicial. O sucesso do projecto levou à decisão de implementar esta recomendação como uma solução padrão nos anos seguintes. Em 2007, cerca de 8000 m² de secção de estrada na DK 6 em Malechowo foram relançados utilizando esta tecnologia. A mesma solução foi também utilizada em 2009 em Ryman e Nieradz, onde uma área de 11000 m² e 22000 m² de estrada foram reconstruídos da mesma forma.

Além disso, após a instalação das grelhas de reforço pré revestidas de betume, a S&P continuou a seguir o projecto para garantir que a estrada permanecesse em muito bom estado. Isto pode ser visto nas imagens abaixo a partir de 2011 e mesmo 8 anos após a instalação em 2014, onde não foram observados danos na camada de desgaste.

Material

S&P Carbophalt® G

S&P Glasphalt® G

As grelhas de reforço S&P consistem em cordões de carbono e/ou fibra de vidro que são 100% impregnados com betume. A grelha flexível e de nós móveis, permite a sua aplicação em curvas, adaptando-se à superfície existente tendo em conta as características muito peculiares da malha. A abertura da malha foi estudada para potenciar a ligação dos agregados da nova camada de mistura betuminosa com a superfície existente. Isto assegura que as fibras estão ligadas de forma ótima e podem absorver eficazmente as forças de tracção geradoras nas fissuras. Isto impede eficazmente a reflexão de fissuras do pavimento existente para as novas camadas de mistura betuminosa e os consequentes danos resultantes. O reforço também aumenta a rigidez geral do sistema e evita assim futuras fissuras de tração.

Contact

S&P Reinforcement Portugal

S&P Clever Reinforcement Ibérica, Lda

Rua José Fontana, N°76
Zona Industrial Stª Marta de Corroios
2845-408 Amora
Portugal