Idiomas

Aeroporto General Humberto Delgado - Reabilitação dos Taxiways R,S e W - Lisboa, Portugal

Reforço estrutural

Aeroporto General Humberto Delgado - Reabilitação dos Taxiways R,S e W - Lisboa, Portugal

O Aeroporto de Lisboa é um dos aeroportos da Europa onde se verificou um maior crescimento de tráfego nos últimos 5 anos. Em 2017 verificou-se um valor médio anual de passageiros na ordem dos 27 milhões, com cerca de 204.000 movimentos anuais. O principal objectivo desta intervenção foi dotar os actuais Taxiways (zonas resistentes) de melhores características de resistência mecânica ao tráfego actual e principalmente à passagem da aeronave crítica, neste caso do Boing 777, de modo a que o Pavement Classification Number (PCN) corresponda em conformidade ao Aircraft Classification Number (ACN). Esta obra de reabilitação e beneficiação dos Taxiways abrangeu as especialidades de Pavimentação, Drenagem e Sinalização Diurna e Luminosa (nocturna). Todas estas especialidades foram executadas numa janela de trabalho de 5 horas nocturnas (00:00 Às 06:00), sendo que antes das 06:00 da manhã tinham que ser repostas todas as condições de segurança aeroportuária. No âmbito dos pavimentos, existiam várias patologias, nomeadamente deformações/ abatimentos na camada de desgaste existente e na estrutura da zona resistente dos Taxiway´s. A grelha de Fibra de Carbono, S&P Carbophalt® G, foi introduzida na Reabilitação Superficial, que consistiu nos seguintes trabalhos: Após a fresagem de 0,055 m da camada de desgaste existente, efectuou-se a limpeza do pavimento com recurso ao ar comprimido e à vassoura das mini carregadoras. Seguiu-se a aplicação da emulsão betuminosa catiónica C60BP4TER de rotura rápida com uma taxa de 400 g/m2, e após a rotura da mesma a equipa da S&P aplicou a grelha de reforço de fibra de carbono S&P Carbophalt® G  por  termo-fusão. A grelha depois de colocada no equipamento foi desenrolada sobre o pavimento (com uma sobreposição longitudinal mínima de 2 cm e transversal de 15 cm), passando sequencialmente por uma chama de queima para amolecer o betume polimérico que reveste a grelha, e por uma bateria de rolos prensa que promoveram a compactação e o ajuste da grelha à superfície do pavimento existente. Após a aplicação da grelha, efectuou-se a aplicação da camada final de SMA 11 surf PMB 45/80-65 (com fibras celulósicas), numa espessura de 0,045 m. O serviço de qualidade da S&P foi comprovado uma vez mais. Desde o empenho da logística, à experiência da equipa de aplicação,  podemos actuar de forma rápida e eficiente, respeitando todas as condicionantes e exigências próprias das obras desta natureza.

Tópico 
Aeroporto General Humberto Delgado
Object 
Reabilitação dos Taxiways R,S e W
Cidade 
Lisboa
Estado 
Lisboa
País 
Portugal
Data 
2014
Duração 
5 meses

Situação

Necessidade de intervenção de reforço estrutural nos Taxiways R, S e W do Aeroporto de Lisboa para melhorar as respectivas caracteristicas de resistência mecânica.

Solução

Uma das razões que levou o projetista a escolher grelhas de reforço em vez de um reforço com mistura betuminosa nova, foi o facto de ser uma solução rápida na sua execução e eficiência no seu contributo estrutural.  A grelha S&P Carbophalt® G é uma solução de  reforço estrutural que permite aumentar a capacidade resistente do pavimento, que devido à sua leveza, torna a aplicação fácil e rápida. Não obstante, o recurso à instalação mecânica das grelhas com o equipamento de aplicação, desenvolvido e patenteado pela S&P Clever Reinforcement AG-Suiça, foi indespensável.

Material

S&P Carbophalt® G - 30.000 m2

Galeria de imagens

  • Detalhe do plano de desenvolvimento
  • Detalhe do plano de desenvolvimento para aplicação grelha S&P Carbophalt® G
  • Máquina de aplicação de grelhas de reforço S&P
  • Início dos trabalhos
  • Aplicação de grelhas de reforço S&P Carbophalt® G
  • Aplicação de grelhas de reforço S&P Carbophalt® G
  • Aplicação de grelhas de reforço S&P Carbophalt® G
  • Aplicação de grelhas de reforço S&P Carbophalt® G
  • Aplicação manual S&P Carbophalt® G
  • Aplicação manual S&P Carbophalt® G

Serviço

Contacto

Está aqui

    Contacto

    • Portugal

      S&P Clever Reinforcement Ibérica, Lda

      Clever Reinforcement Ibérica, Lda
      Rua José Fontana, N°76
      Zona Industrial Stª Marta de Corroios
      P- 2845-408 Amora

      Phone 
      +351 212 253 371
      Email 
      info@sp-reinforcement.pt

    S&P

    SIMPSON Strong-Tie