Reparação e Reforço ao esforço transverso em Pilares - Estação Fluvial Sul E Sueste - Baixa de Lisboa - Lisboa , Portugal
A Estação Fluvial Sul e Sueste, inaugurada a 28 de Maio 1932, encerrou em 2011 devido a problemas estruturais e abandono geral , rabriu no dia 1 de Maio de 2021, após ser alvo de obras de reabilitação, realizadas com o intuito de garantir a sua funcionalidade como terminal fluvial marítimo-turístico.
Nesta página
- Tópico
- Reparação e Reforço ao esforço transverso em Pilares
- Obra
- Estação Fluvial Sul E Sueste - Baixa de Lisboa
- Cidade
- Lisboa
- Estado
- Portugal
- País
- Portugal
- Data
- Duração
- 1 Month
Sistema
Descrições do projeto
Situação
De uma analise estrutural geral e abrangente efectuada pelo gabinete de projecto A2P, com soluções adotadas para as diferentes patologias do edifício , como por exemplo o reforço de vigas com aumento de secção transversal por encamisamento com betão, foi adotado uma solução de reforço de pilares centrais por encamisamento com fibras de carbono. No presente caso verificou-se, de forma geral, que a rotura dos pilares se dava devido a ineficiente cintagem dos pilares. Previu-se assim o reforço da cintagem dos pilares com mantas de fibras de carbono.
Solução
Rapidez de instalação , facilidade de instalação, eficiência do reforço e pouca intrusão permitindo manter a secção transversal original.
Material
90 m² of S&P C-Sheet 240 - 60 kg
S&P Resin 55 HP, 100 lm of S&P C-Laminate 150/2000 80/1.4
S&P Resin 220 HP - 30 kg
S&P Tecnogrout-FIB - 400 kg