Reforço estrutural com S&P FRP System - Pontes e Viadutos - Ribeiras e Arapouco , Albergaria e Burgão, Portugal
Esta obra datada do final do século passado faz parte da importante auto-estrada A2 que liga Lisboa ao Sul de Portugal sendo a principal via de acesso ao Algarve. Após a referida inspeção foi detectada uma serie de fissuração que, após analise e na sequencia do modelo de cálculo aplicado, foram objecto de uma proposta de tratamento estrutural.Detectou-se nas nervuras dos tabuleiros uma deficiente amarração da armadura transversal de torção que originou o escorregamento dessa aramadura sujeitado o betão a elevadas tracções e ao aparecimento de fissuras. Para a resolução deste probelma preconizou-se a selagem das fissuras e o reforço das secções com mantas de fibra de carbono de alto módulo adequadamente colocadas para absorver os esforços de torção. No caso das carlingas a resolução do problema, que teve origem na passagem de veiculos especiais com sobrecargas exepcionais, foi peconizado a utilização de laminados de fibra de carbono que devidamente colocados e ancorados absorvem os esforço de torção de flexão instalados.
Nesta página
- Tópico
- Reforço estrutural com S&P FRP System
- Obra
- Pontes e Viadutos
- Cidade
- Ribeiras e Arapouco , Albergaria e Burgão
- Estado
- Alcácer do Sal
- País
- Portugal
- Data
- Duração
- 3 Months
Sistema
Descrições do projeto
Situação
Após uma inspecção foram detectadas um conjunto de anomalias / patologias com fissuração diversa nas faces laterais das carlingas e fissuração das faces laterias e inferiores das nervuras junto ao apoios. Estas fissuras indiciava um probelma estrutural que importava resolver.
Solução
As soluções de reforço para estas obras de arte foram pensadas tendo em conta as necessidades de manutenção em circulação com o menor transtorno possivel do tráfego, o comportamento estrutural, a durabilidade, a economia e segurança de pessoas e bens durante e após a conlcusão da obra. No caso desta obra foi utlizada a maquina de pré-impregnção de mantas da S&P para mantas com mais de 400gr/m2 de desidade de fibra que resultou numa trabalho muito mais rápido e de maior eficiencia na aplicação dos sistema.
Material
S&P C-Laminate 200/2000 80/1.4 - 1 350 m
S&P C Sheet 640 - 1 650 m2
S&P C sheet 240 (400gr/m2)- 330 m2
S&P Resin 50 - 160 Kg
S&P Resin 55 - 1 932 Kg
S&P Resin 220 - 405 Kg