Reforço de pilares de ponte - Viaduto Sul da Ponte Vasco da Gama - Lisboa, Portugal
O Viaduto Sul da Ponte Vasco da Gama (ano final de construção 1998) está a ser alvo de reparação. Este viaduto possui 3 825 metros de comprimento, e é constituído por um tabuleiro duplo com vãos de 45 metros apoiados sobre 85 alinhamentos de 4 pilares deste assentes em estacas moldadas localizadas parte no rio e parte em terra. Na sua parte terrestre, este viaduto passa pelas Salinas do Samouco. Foram detectadas algumas patologias nos pilares, que estão na origem dos trabalhos de reparação e reforço apresentados.
Nesta página
- Tópico
- Reforço de pilares de ponte
- Obra
- Viaduto Sul da Ponte Vasco da Gama
- Cidade
- Lisboa
- Estado
- Setúbal
- País
- Portugal
- Data
- Duração
- 12 Months
Sistema
Descrições do projeto
Situação
Foram detectadas patologias como delaminação localizada do betão, fendilhação, existência de vazios, sulcos, irregularidades no betão de recobrimento. Muitas destas patologias ocorrem na zona de transição estaca/pilar.
Solução
Está em curso a intervenção em 42 pilares, 32 com 2,00 m e 10 com 1,80 m de diâmetro, com aplicação de duas camadas de manta de carbono S&P C-Sheet 240 (400 g/m2), com 30 cm de largura, em afastamentos de 20 cm, por via do método wet lay-up e recurso a equipamento automático de impregnação S&P.
Material
Previstos um total de 1600 m2 de S&P C-sheet 240 (400 g/m2) e 2560 kg de resina S&P Resice