STRAIN-VISION projecto de investigação cofinanciado pelo Compete 2020

Sexta, 23. Novembro 2018

STRAIN-VISION projecto de investigação cofinanciado pelo Compete 2020

A  S&P | Clever Reinforcement Ibérica em conjunto com o Instituto Superior Técnico (IST)  aprovou um projecto  de investigação cofinanciado pelo compete 2020 na área da monitorização de estruturas reforçadas com materiais compósitos "

Informação Geral

Designação do Projeto: STRAIN-VISION | Monitorização da extensão em laminados de CFRP pré-esforçados no reforço de elementos de betão através de visão por computador

Código do Projeto: POCI-01-0247-FEDER-033948

Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de Intervenção: Alentejo (47,48%) e Lisboa (52,52%)

Entidade Beneficiária: Clever Reinforcement Ibérica - Materiais de Construção, Lda.

Data de Aprovação: 27 de julho de 2018

Data de Inicio: 01 de novembro de 2018

Data de Conclusão: 31 de outubro de 2021

Custo Total Elegível do Projeto: 425.759,06 Euros

Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER – 203.368,40 Euros

 

O projeto:

Atualmente pode-se afirmar que o reforço de lajes e vigas de betão armado com laminados de CFRP (Carbon Fiber Reinforced Polymer) colados exteriormente é uma técnica corrente. No caso de vigas e lajes de grande vão, a técnica torna-se mais eficaz se forem adotados laminados de CFRP pré-esforçados. Com este objetivo foram desenvolvidos e patenteados alguns sistemas, sendo de referir neste contexto a patente da S&P Clever Reinforcement Company. Contudo, em qualquer um destes sistemas patenteados o pré-esforço é aplicado mecanicamente com recurso a macacos hidráulicos e a medição do nível de tensão aplicada nos laminados de CFRP é avaliado indiretamente através do controle da carga aplicada e a medição das perdas ao longo do tempo simplesmente não é efetuada. A visão por computador só recentemente começou a ser utilizada na avaliação de estruturas existentes em betão armado.

O projeto tem como principal objetivo desenvolver um sistema de reforço de elementos de betão armado e/ou pré-esforçado através de um novo produto (laminados de CFRP pré-esforçados de alta precisão) e de um novo processo (monitorização da aplicação do pré-esforço e da variação de deformação/tensão nos laminados de CFRP através de visão por computador), incluindo a especificação do equipamento necessário. 

Os conceitos essenciais foram previamente desenvolvidos no âmbito de investigação fundamental e validados em ambiente laboratorial. Estes serão generalizados à monitorização da instalação e posterior comportamento, ao longo do tempo, do reforço com laminados pré-esforçados de FRP. Para sistematização do projeto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: 

1.    Definição dos requisitos de desenvolvimento e produção do sistema;

2.    Desenvolvimento dos laminados de CFRP de alta precisão, em particular definição e codificação dos alvos a incorporar para monitorizar a sua deformação/tensão com a precisão e exatidão pretendidas (produto); 

3.    Desenvolvimento do processo associado a+ visão por computador, através da compilação dos algoritmos e adaptação aos alvos definidos no objetivo específico 1 (software); 

4.    Desenvolvimento de um sistema de aquisição de imagem adequado ao funcionamento em obra (hardware); 

5.    Definição de outputs, em tempo real e para posterior análise em gabinete; 

6.    Assemblagem de hardware e software. 

Do projeto STRAIN-VISION irá resultar um sistema (produto e processo) inovador, que permitirá diferenciar positivamente a S&P Clever Reinforcement, e (re)afirmá-la como empresa high-tech, que através da aplicação de tecnologia de ponta apresenta soluções eficazes e seguras, permitindo (no caso do STRAIN -VISION) monitorizar com elevada precisão todo o processo de aplicação e funcionamento do reforço com laminados de CFRP pré-esforçados.

Contacto

Legal info

Legal info

  • Referente a Simpson Strong-Tie®

    Desde 2012 que a S&P faz parte do grupo Simpson Strong-Tie, um grupo internacional de produtos para a construção sediado na Califórnia com diversas delegações em toda a Europa.

    A empresa tem o compromisso de ajudar os seu clientes, promovendo produtos excepcionais, um serviço completo ao nível de engenharia, apoio em obra, ensaios de produtos, formação técnica e entrega atempada dos nossos serviços.

SIMPSON Strong-Tie