StickeR projecto de investigação cofinanciado pelo Compete 2020

Quarta, 25. Março 2020

StickeR projecto de investigação cofinanciado pelo Compete 2020

  • StickeR projecto de investigação cofinanciado pelo Compete 2020

A  S&P | Clever Reinforcement Ibérica em parceria com a Universidade do Minho (UMinho) aprovou um projeto de investigação cofinanciado pelo COMPETE 2020 na área do reforço estrutural baseado em laminados CFRP.

Informação Geral:
Designação do Projeto:

StickeR: Técnica inovadora de reforço estrutural baseada em laminados CFRP de requisitos multifuncionais e aplicados com avançado adesivo de matriz cimentícia

Código do Projeto:
POCI-01-0247-FEDER-039755

Objetivo Principal:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de Intervenção:
Alentejo (40,0%) e Norte (60,0%)

Entidades Beneficiárias:
Clever Reinforcement Ibérica - Materiais de Construção, Lda.
Universidade do Minho

Data de Aprovação:
5 de junho de 2019

Data de Inicio:
12 de agosto de 2019

Data de Conclusão:
8 de fevereiro de 2022

Custo Total Elegível do Projeto:
640.053,63 Euros

Apoio Financeiro da União Europeia:
FEDER – 413.875,14 Euros

O projeto:

O objetivo do StickeR é o desenvolvimento de uma técnica inovadora para o reforço de estruturas de betão suportada numa nova geração de laminados de CFRP e num novo adesivo de matriz cimentícia. Esta técnica combina os melhores atributos da técnica NSM e ETS para o reforço de elementos de betão armado (BA) recorrendo a um inovador laminado de CFRP que garante o reforço simultâneo à flexão e corte no caso de vigas de BA, e à flexão e punçoamento no caso de lajes de BA. É, ainda, especialmente adequando para o reforço à flexão de elementos em balanço como é caso de varandas. A geometria do laminado, com forma de bengala ou clip de extremidades dobradas, inseridas no núcleo do betão, garante excelentes condições de ancoragem a estas extremidades e protege-as da ação de temperaturas elevadas, pelo que tem comportamento muito mais eficaz de reforço que as técnicas NSM e EBR existentes, mesmo sob ação de fogo. Este laminado resulta da transformação do tipo de laminado já produzido pela CLEVER, em que as zonas de transição entre as partes do laminado são devidamente tratadas em linha de fabrico adaptada para este efeito. Para aumentar a proteção do laminado de CFRP à ação de temperaturas elevadas, diminuir o custo e agilizar a metodologia de aplicação da técnica de reforço, será desenvolvido um adesivo de matriz cimentícia com propriedades reológicas apropriadas para que preencha o espaço entre o laminado e o betão envolvente apenas sob influência do efeito da gravidade, dado ser auto compactável e tirando partido das características da técnica de reforço. Este adesivo terá as propriedades mecânicas e de durabilidade para garantir a devida transferência de tensões entre o laminado e o betão envolvente, e aumentar a proteção do laminado à ação nefasta de temperaturas elevadas.

Contacto

Legal info

Legal info

  • Referente a Simpson Strong-Tie®

    Desde 2012 que a S&P faz parte do grupo Simpson Strong-Tie, um grupo internacional de produtos para a construção sediado na Califórnia com diversas delegações em toda a Europa.

    A empresa tem o compromisso de ajudar os seu clientes, promovendo produtos excepcionais, um serviço completo ao nível de engenharia, apoio em obra, ensaios de produtos, formação técnica e entrega atempada dos nossos serviços.

SIMPSON Strong-Tie