
Reforço de Pavimentos
Reforço de pavimentos com grelhas pré-revestidas de betume oxidado
Prevenção de fissuras
A SP -070 é uma importante via de transporte que liga a cidade de São Paulo a Campos de Jordão, Vale Paraíba e Rio de Janeiro sendo o principal acesso ao aeroporto Internacional de Guarulhos.
Devido a uma excessiva fissuração dos pavimentos de mistura betuminosa asfáltica algumas das vias, as mais solicitadas, eram sujeitas a renovação das camadas de desgaste a cada 6 meses de intervalo com custo elevadíssimos e interrupções de tráfego frequentes desperdiçando recursos. O perfil de danos severos tiveram origem na reflexão de fissuras com origem na camada de 25 cm de solo cimento totalmente fissurada devido ás condições muito instáveis dos subsolo e o elevadíssimo volume de tráfego (90 0000 veículos em cada direcção e dos quais 15% de veículos pesados).
Este projecto tem vindo a ser usado como uma secção de teste de exposição a condições extremas (base instável) onde tipicamente estas condições são muito problemáticas para o uso destas soluções em misturas asfálticas. De facto, este projecto foi tão impactante que despertou o interesse da Universidade de São Paulo tendo-se envolvido na análise de desempenho e suportando tecnicamente uma série de ensaios em obra.
Entre 18 e 19 de Abril de 2011 foram instaladas grelhas da S&P em vários trechos na via 4 (mais solicitada) da autoestrada. Como os vários trechos tinham diferentes condições iniciais de degradação foram sugeridas pela S&P várias combinações de grelha e camadas de asfalto de acordo com o nível de severidade dos danos. As secções foram reforçadas de acordo a seguinte metodologia:
O objectivo do uso destas novas tecnologias era aumentar consideravelmente os intervalos de manutenção em pelo menos o dobro dos 6 meses, registado em anteriores intervenções, onde não foram usadas as soluções de malhas de reforço da S&P.
Data | Tempo decorrido | Estado de conservação da via 4 (com grelha) |
Estado de conservação da linha 3 (sem grelha) |
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9 de Fevereiro 2012 | 10 meses | Muito boas condições | Sem mais degradação observada , expectável que dure outro ano de vida em serviço |
17 de Setembro 2012 | 17 meses | Muito boas condições | Completamente repavimentado pela segunda vez, devido ao mau estado e problemas de segurança |
23 de Maio 2013 | 25 meses | Boas condições | Completamente fissurada a necessitar de uma terceira intervenção |
5 de Junho 2014 | 37 meses | Apareceram as primeiras fissuras ligeiras mas não o suficiente para considerar insegura e passou no relatórios e inspeção da ARTESP |
Completamente repavimentada pela terceira vez devido a extensa fissuração |
28 Janeiro de 2015 | 45 meses | Sem mais degradação observada , expectável que dure outro ano de vida em serviço |
Sumário
Em resumo, o reforço com grelhas S&P na via 4 demonstraram um impacto na vida útil do pavimento pelo menos 3 vezes superior que a via 3, reparada no mesmo período de tempo. E isto apesar da via 4 se situar mais encostada a direita teoricamente mais solicitada por tráfego pesado. Para além disso as grelhas de reforço de asfalto da S&P excederam as espectativas do objetivo do projecto, o de ter uma vida útil de 12 meses.
As grelhas da S&P são revestida de betume pre-impregnado na fibra, isto em conjunto com estrutura aberta da grelha origina uma aderência excelente da grelhas às camadas adjacentes. A aderência é um factor critico quando consideramos como as grelhas devem funcionar absorvendo e distribuindo as tensões geradas, protegendo a nova camada de desgaste e atrasando a propagação das fissuras até a superfície.
Neste caso a S&P trabalhou em proximidade com o cliente para promover uma solução sustentável apesar dos desafios, da instabilidade da base, o elevadíssimo trafego e cargas muito pesadas e descontroladas. Apresenta-se mais informações nas imagens em baixo.
Em Agosto de 2015 todo o reperfilamento da via teve que ser alterado incorporando novas saídas para o aeroporto. Assim sendo, não foi possível prosseguir o acompanhamento do projecto visto que muitos trechos foram totalmente remodelados, incluindo o reforço e restabelecimento das condições da base, o principal motivo da degradação acelerada.
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