Idiomas

Projectos

Reforço de paredes e muros com S&P ARMO-mesh – Wildlands Adventure Zoo-Emmen, Holanda

Reforço estático para reabilitação estrutural (método via seca)

Reforço de paredes e muros com S&P ARMO-mesh – Wildlands Adventure Zoo-Emmen, Holanda

Wildlands Adventure Zoo é um Zoo situado em Emmen na Holanda. O Zoo foi fundado em Maio de 1935 como Zoo-park Emmen e foi sujeito a trabalhos de reparação entre os anos de 2013-2016 tendo sido aberto ao publico a 25 de Março 2016 com o nome de Wildlands. O Parque atraiu 1.3 milhões de visitantes no ano da reabertura em 2016 como Parque de Aventura Animal. Foram colocadas paredes, tanto na parte interior como exterior, para proteger e suportar animais marinhos e animais de grande porte como rinocerontes ou elefantes.

Tópico 
Reforço e reparação com método de projeção via seca, usado essencialmente em tunes e construção em genérica
Object 
Wildlands Adventure Zoo
Cidade 
Emmen
Estado 
Provincie Drente
País 
Países Baixos
Data 
2015
Duração 
24 Months

Situação

A empresa 'Jora Visio BV' elaborou um design de cobertura com betão projetado. Esta cobertura pretende imitar um acabamento decorativo de rocha natural. A construção consiste na aplicação de painéis pré-fabricado em elementos sem ligação mecânica. Foi colocado solo em um dos lados dos painéis sendo que no lado contrário foi aplicado EPS cortado em formas irregulares de maneira a que o betão projetado depois de endurecido se assemelhe a aparência de rocha natural. O betão projetado é conectado aos painéis prefabricados através de conectores mecânicos metálicos. Estes ficarão escondidos no betão e coberto pelo EPS. Foi considerada uma carga de 3 toneladas por metro quadrado, uma situação de carga que pode ocorrer com frequência e que representa a carga das patas dianteiras de um elefante apoiado na parede. O betão projetado deve estar dimensionado para absorver estas cargas sem fissurar. Outras cargas adicionais poderão ser consideradas acidentais e podem ocorrer com menos frequência. A malha de fibra de carbono ARMO-mesh serve para estes casos de cargas acidentais, mantendo os materiais coesos e estáveis.

Solução

Foram consideradas também as fissuras de origem térmica, resultado das formas erráticas a inexistência de juntas de dilatação.  O facto de não assumir juntas, visivelmente indesejáveis, levaram a que se aceita-se alguma fissuração já que esta também existe na rocha natural.

A malha de carbono com espessuras muitos reduzidas, embora seja menos eficiente que uma malha de aço tradicional com grandes secções transversais, é no entanto, neste caso, suficiente para controlar a abertura das fissuras para além de que apresenta a grande vantagem de não sofrer corrosão evitando assim o destacamento da argamassa e betão de recobrimento.   A corrosão não é um problema para o Sistema ARMO, não existem do ponto de vista da sustentabilidade requisitos adicionais no que se refere a abertura das fissuras.  Os elefantes podem agora apoiar-se sobre esta camada fina de betão. Estas soluções permitem a construção de estrutura resistentes em espessuras de paredes delgadas.

Material

S&P ARMO-mesh 200-200
S&P ARMO-mesh L500
S&P ARMO-crete RC

Galeria de imagens

Serviço

Contacto

Filial S&P

Está aqui

    Contacto

    • Portugal

      S&P Clever Reinforcement Ibérica, Lda

      Clever Reinforcement Ibérica, Lda
      Rua José Fontana, N°76
      Zona Industrial Stª Marta de Corroios
      P- 2845-408 Amora

      Phone 
      +351 212 253 371
      Email 
      info@sp-reinforcement.pt

    S&P

    SIMPSON Strong-Tie