Idiomas

Reabilitação de Estrutura – Paseo Marítimo – Castro Urdiales, Espanha

Castro Urdiales

FX-70®

Reabilitação de Estrutura – Paseo Marítimo – Castro Urdiales, Espanha

O troço do Passeio Marítimo de Castro Urdiales estende-se ao longo de cerca de 400 metros, formando uma varanda sobre o oceano e o porto marítimo com cerca de 10 metros de largura. Nos anos 80 foi acrescentado ao passeio primitivo uma estrutura com 97 pórticos de betão armado, utilizada nos dias de hoje como via pedonal e ciclovia. Os pilares têm secção rectangular de 30 x 30 cmde secção e uma altura média de 5  metros.

Tópico 
Reparação de Estrutura
Object 
Paseo Marítimo
Cidade 
Castro Urdiales
Estado 
Cantabria
País 
Espanha
Data 
2018

Situação

A estrutura situa-se em zona marítima, estando o betão armado em permanente exposição a ambiente agressivo. Ao longo do tempo a estrutura desenvolveu uma série de patologias, que põem em causa a durabilidade. Para dotar a estrutura de uma nova vida útil, os pilares foram reforçados e protegidos da agressividade do ambiente marítimo.

Os pilares apresentavam uma deterioração generalizada, em particular nas arestas, com escasso recobrimento de armadura, destacamentos, fissuras e armaduras expostas. No caso das vigas constatou-se uma menor deterioração, observando-se corrosão da armadura em zonas pontuais. 

Solução

Proposta de reparação:

Pretendia-se ter uma solução que recuperasse a capacidade original da resistência estrutural, duradoura, fácil de aplicar. Dada a localização da estrutura, era também importante evitar a retirada de serviço durante o curso dos trabalhos. 

Como resposta, o Projetista DYNAMIS preconizou como solução a aplicação do sistema FX-70®, aplicado desde os anos 70 pela nossa empresa, com excelentes resultados. 

Detalhes da aplicação:

O Sistema FX-70® consiste em aplicar em cada pilar a reparar uma camisa de fibra de vidro, cofragem perdida integrante do sistema de proteção da estrutura do pilar, protegendo o betão de qualquer agressão do ambiente marítimo em que se encontra.

Previamente à aplicação das camisas FX-70® é necessário realizar uma limpeza do suporte, eliminando do betão todas as partes destacadas e passivando as armaduras com o produto de base epóxi S&P TECNOPROT-EPOX.

 

As camisas de fibra de vidro estão testadas pela norma americana ASTM e são fabricadas à medida em função dos requisitos do projecto. Neste caso foram aplicados nos pilares originais retangulares camisas circulares translúcidas com o diâmetro de 42 cm x 3mm de espessura.

Sendo a altura média dos pilares superior a 5 metros de altura, para maior facilidade de aplicação, o sistema de protecção foi aplicado em dois tramos. 

 

Material

  • 36 camisas FX-70® retangulares de secção 74 cm x 44 cm e 3 mm de espessura com 4 tamanhos: 3,20 m / 2,50 m / 2,00 m e 1,50 m.
  • 314 camisas FX-70® circulares de 42 cm de diâmetro e 3 mm de espessura com  4 tamanhos: 3,20 m / 2,50 m / 2,00 e 1,50 m
  • 150 toneladas de grout de enchimento FX-225
  • 40 toneladas de argamassa tixotrópica R4 TECNOGROUT-FIB
  • 100 cartuchos de selagem epóxi FX-763CTG
  • 1 tonelada de argamassa rápida TECNOSTOP

Galeria de imagens

  • Imagem do estado de umn pilar e uma viga antes da reparação

  • Imagem de um operário transportando a camisa FX-70®

  • Imagem da selagem da camisa

  • Imagem do pilar duplo com a camisa FX-70® rectangular

  • Estutura antes da reparação

  • Estructura reparada

  • Imagem do molhe reparado em plena praia-mar 

  • Imagem da estrutura reparada com baixa-mar

Serviço

Contacto

Está aqui

    Contacto

    • Portugal

      S&P Clever Reinforcement Ibérica, Lda

      Clever Reinforcement Ibérica, Lda
      Rua José Fontana, N°76
      Zona Industrial Stª Marta de Corroios
      P- 2845-408 Amora

      Phone 
      +351 212 253 371
      Email 
      info@sp-reinforcement.pt

    S&P

    SIMPSON Strong-Tie