Pista de corridas - Circuito de corridas de Fórmula 1 - Baku, Azerbeijão

Prevenção de fissuras

Pista de corridas - Circuito de corridas de Fórmula 1 - Baku, Azerbeijão

O Grande Prémio de Fórmula 1 do Azerbaijão tem lugar no Circuito da Cidade de Baku desde 2016. O circuito de rua - apenas um dos três do calendário de corridas da Fórmula 1 - passa por Icheri Sheher, a histórica cidade velha de Baku, entre outros locais.

Tópico 
Pista de corridas
Obra 
Circuito de corridas de Fórmula 1
Cidade 
Baku
Estado 
Baku
País 
Azerbaijan
Data 
2016

Situação

O centro antigo da cidade é constituído por numerosas ruas históricas de paralelepípedos, o que representava desafios especiais para os organizadores de circuitos de corrida. Tanto mais que Icheri Sheher é Património Mundial da UNESCO desde 2000. A fim de não comprometer este estatuto, foi necessário cumprir os requisitos da UNESCO de que o hipódromo pudesse ser desmontado sem deixar quaisquer resíduos após a sua utilização ter terminado. Isto exigia a separação física e mecânica do pavimento histórico da estrutura betuminosa do hipódromo. Num quadro realista, isto só poderia ser resolvido com uma camada de separação de brita de baixa granulometria - o que, no entanto, constituía outro desafio.

Devido às cargas extremas exercidas pelos veículos de corrida no circuito sinuoso da cidade velha - até 4,5 g em zonas de travagem e curvas - havia o risco da estrutura betuminosa fissurar ou ser empurrada para cima, uma vez que seria desacoplada da subestrutura. Em busca de uma solução, a empresa de engenharia Hart Consult International GmbH, que foi encarregada do planeamento e gestão do projecto da pista de corrida, recorreu à S&P Clever Reinforcement GmbH.

Solução

O conceito

Em estreita cooperação entre a Hart Consult International GmbH e os engenheiros da S&P, foi desenvolvido um plano para responder aos desafios. Foi planeado o reforço da estrutura do pavimento, com 3 camadas, nas áreas particularmente afetadas, tais como curvas e zonas de travagem, com grelha de reforço S&P Carbophalt® G 200/200. O objectivo da utilização da grelha de reforço pré-revestida de betume era distribuir as cargas extremas causadas pelos veículos de corrida por uma área maior e ancorar o pavimento. Isto destinava-se a contrariar os danos provocados pelo facto do pavimento se encontrar separado da base, através da camada de agregados.

Propriedades premium das fibras de S&P Carbophalt® G 200/200

Para este fim, as fibras do reforço devem ser muito rígidas (elevado módulo de elasticidade) e ter uma elevada resistência à tracção para poderem absorver grandes forças de tracção com alongamentos muito baixos. Além disso, é necessária uma alta taxa de betume envolvendo as fibras, bem como uma elevada aderência da grelha de reforço às camadas betuminosas. S&P Carbophalt® G 200/200 é uma grelha de reforço de fibras de carbono no sentido longitudinal e transversal. O módulo extremamente elevado de elasticidade das fibras (>240 000 GPa) permite uma resistência à tracção da grelha de 200 kN/m a um alongamento máximo de <1,5%. Devido à estrutura adaptável da grelha e ao pré revestimento de betume, é criada uma ligação muito elevada entre as fibras e o pavimento, o que significa que podem ser activadas imediatamente quando as forças actuam sobre elas. Isto torna o S&P Carbophalt® G 200/200 ideal para reforçar estruturas de pavimentos com misturas betuminosas, sujeitos às cargas mais elevadas.

Comprovativo de desempenho

As elevadas exigências da construção de pistas de corrida requerem um dimensionamento adicional, incluindo provas matemáticas da adequação e desempenho do reforço a ser utilizado na estrutura do pavimento. Isto poderia ser fornecido pelos engenheiros de S&P devido à sua vasta experiência no campo do reforço das estruturas em betão armado. O projecto foi realizado em estreita cooperação com os peritos da Hart Consult International GmbH, que foram capazes de fornecer as informações decisivas sobre a dinâmica de condução dos veículos de corrida e as condições de enquadramento a serem consideradas para o cálculo. Uma descrição detalhada do conceito de concepção utilizado está disponível na S&P, mediante pedido.

Acompanhamento do projecto e segurança do condutor

O que foi inicialmente planeado como medida temporária, tem vindo a provar o seu valor há já muito tempo. Desde 2016, a estrutura de um pavimento reforçada com S&P Carbophalt® G 200/200, não só tem provado uma segurança valiosa durante as corridas anuais de Fórmula 1, garantindo a segurança dos condutores, como também tem um desempenho igualmente bom na utilização diária destes troços, que estão sujeitos a constantes solicitações do trafego em Baku.

Material

5 000 m² - S&P Carbophalt® G 200/200

Galeria de imagens

  • Die Strecke in Baku vor dem Überbau.

    Uma estrada de calçada antes da instalação da grelha de reforço. Imagem: Wikipedia

  • Die Kräfte breiten sich in Form eines "Brautschleiers" hinter dem Rennwagen aus. Bild: S&P

    As forças espalharam-se por trás do carro de corrida sob a forma de um "véu nupcial". Imagem: S&P

  • Die Strecke während des Überbaus. Foto: HAMM AG

    Uma secção da pista durante a pavimentação. Imagem: HAMM AG

  • A camada de separação era necessária porque os paralelepípedos tinham que ser preservados. Imagem: S&P

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  • Florian Eberth

    Florian Eberth

    Dipl.-Ing. (FH) FlorianEberth

    Tragwerksplaner / Ingenieur - FRP-Systeme, ARMO-System

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